Wednesday, November 12, 2008

Superstição e Memória

Eu quisera ter sido um cara supersticioso. Acho que as superstições são charmosas, elegantes, e revelam um lado legal da nossa humanidade. Sim, só os racionais poderiam viver e praticar um hábito tão irracional como a superstição. A superstição é um defeito impensável numa máquina, por exemplo.

No entanto, um defeito me impede de ser supersticioso: a memória. Não há como conciliar as duas coisas, não existem supersticiosos desmemoriados. A superstição exige que o supersticioso a todo instante se lembre de que é um supersticioso e aja como tal. Eu esqueço de ser supersticioso e, por isso, não consigo agir como um supersticioso, ser um supersticioso.

Os supersticiosos, por exemplo, recomendam que sempre levantemos da cama com o pé direito primeiro. Dizem que isso garante um dia sem problemas. Eu só lembro disso quando já estou sentado no vaso do banheiro. Aí já é tarde, não consigo lembrar com qual dos pés levantei primeiro da cama. Entendem o que eu digo? E agora? Como será o meu dia?

Dizem que quem passa por debaixo do arco-irís vira gay, então no meu caso, eu continuo hetéro por puro acidente, acho que nunca devo ter passado por deibaixo de um. E existem outras superstições bem legais, um monte delas, é pena que eu não consiga lembrar de mais nenhuma. 

Como eu disse: um desmemoriado não pode ser supersticioso.


Thursday, October 09, 2008

Questão de respeito

Agora virou moda desapropriar e expulsar empresas brasileiras na América do Sul. A repetição do caso ocorrido na Bolívia - quando o governo do índio cocalero Ivo Morales invadiu e desapropriou a nossa Petrobrás -, agora é a vez do governo "democrático" de Rafael Correa que resolveu expulsar a construtora Oldebrecht e ameaça fazer o mesmo com a Petrobrás.

É mais uma mostra do sucesso do governo Lula - que, dizem, é o melhor presidente que este país já teve! -, agora na área das relações diplomáticas com nossos vizinhos sulamericanos. Como dizia meu sábio avô: "Quem se abaixa muito termina mostrando a bunda".

Saturday, May 31, 2008

Aonde está o rock?

Resultado do 6º Prêmio Tim de Música Brasileira:
CATEGORIA VOTO POPULAR
Melhor cantor: Vitor Ramil
Melhor cantora: Ivete Sangalo

CATEGORIA POP/ROCK
Melhor grupo: Nação Zumbi – “Fome de tudo”
Melhor cantor: Jorge Benjor – “Recuerdos de Asunción 443”
Melhor cantora: Vanessa da Mata – “Sim”
Melhor disco: “Ao vivo no estúdio” – Arnaldo Antunes

CATEGORIA MPB
Melhor grupo: Boca Livre – “Boca Livre ao Vivo”
Melhor disco: Emílio Santiago - “De um jeito diferente”
Melhor cantor: Emílio Santiago - “De um jeito diferente”
Melhor cantora: Nana Caymmi – “Quem inventou o amor”
CATEGORIA POPULAR
Melhor dupla: Sandy & Júnior – “Acústico MTV”
Melhor disco: Fafá de Belém – “Ao vivo”
Melhor grupo: Orquestra Popular Céu na Terra – “Bonde folia”
Melhor cantor: Martinho da Vila – “Do Brasil e do mundo”
Melhor cantora: Fafá de Belém – “Ao vivo”

CATEGORIA REGIONAL
Melhor cantor: Rodrigo Maranhão – “Bordado”
Melhor cantora: Ivete Sangalo – “Ao vivo no Maracanã”
Melhor disco: “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar” – Siba
Melhor dupla: César Oliveira e Rogério Melo – “O campo”
Melhor grupo: Meninas de Sinhá (Ta caindo Fulo)

CATEGORIA SAMBA
Melhor disco: Paulinho da Viola – “Acústico MTV”
Melhor grupo: Fundo de Quintal – “O quintal do samba”
Melhor cantor: Paulinho da Viola – “Acústico MTV”
Melhor cantora: Alcione – “De tudo que eu gosto”

CATEGORIA ESPECIAL
Melhor DVD: Maria Bethânia – “Pedrinha de Aruanda” (Andrucha Waddington) e “Bethânia bem de perto” (Julio Bressane e Eduardo Escorel)
Melhor disco eletrônico: “Social” - Marcelinho da Lua
Melhor disco de língua estrangeira: “Fake standards” – Rodrigo Rodrigues
Melhor disco erudito: “Beethoven – Abertura a consagração da casa sinfonia n6” – OESP Melhor disco infantil: “Por quê?” – Rita Rameh e Luiz Waack
Melhor projeto especial: “100 anos de frevo” (vários artistas)
CATEGORIA REVELAÇÃO
Rodrigo Maranhão
CATEGORIA FULL TRACK (downloads)
Vítor e Leo – “Amigo apaixonado”
CATEGORIA INSTRUMENTAL
Melhor disco: Yamandú Costa e Dominguinhos - “Yamandú + Dominguinhos”
Melhor solista: Baden Powell – “Baden plays Vinicius”
Melhor grupo: Zimbo Trio – “Ao vivo”

CATEGORIA ARRANJADOR
Melhor arranjador: Cristóvão Bastos (“Acústico MTV” – Paulinho da Viola)

CATEGORIA CANÇÃO
Melhor canção: “Vai dizer ao vento” – Paulinho da Viola

CATEGORIA PROJETO VISUAL
Melhor artista: Siba e a Fuloresta – “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar” – Luciana Facchini e os gêmeos.

PS.: Tudo ótimo! Parabéns aos vencedores. Mas só uma perguntinha: aonde está o rock?

Thursday, January 31, 2008

Tuesday, May 15, 2007

Poetizar

Poesia em mim não explode
Como um mal que não eclode
Chega, aguarda, e incuba
Machuca, adoenta, sacode

Eu a digiro e sou digesto
Sobram gostos manifestos
De borra, pedaços, restos
Que vomito, sufocante

Noutro tempo, num instante
Em um dia, inaudito,
Que, sem querer, regurgito
Solto verbos, saem gritos

E formam-se os versos,
Que sem querer, poetifico,
e, sua mensagem, identifico
Como a cura de um mal
*********************
© Ronaldo Souza - 2007

Escolhas erradas

A vida é feita de escolhas, de escombros, de folhas... Das folhas verdejantes que reluzem ao sol, das folhas caídas, mortas, que recobrem o chão. O mundo é feito de tempo, montanhas de tempo, já ido, futuro aguardado, presente vivido, esquecido, um tempo que vira passado, atirado ao léu.

Eu sou a história pequena de um tempo importante de tantas mudanças, onde minhas pequenas andanças pelas estações já não fazem verões... Eu fui sem ter sido, um futuro perdido, um passado esquecido, um agora em vão...

Se viver contrapõe a idéia de morte, eu vivo estou. Respiro, ainda, estou vivo pela definição...

Wednesday, April 18, 2007

Acarca ou Acalca?

Acalca, ou acarca se instrução te falta.

Thursday, January 11, 2007

Passa a régua e fecha a conta!

A expressão é conhecida daqueles que costumam freqüentar os botecos da vida, "passa a régua e fecha a conta!" Esta se tornando conhecida também na internete brasileira, eis que começam a aflorar o numero de ações de inconformados com certos sites de críticas - e elogios! - a algumas das nossas, como vamos dizer, "personalidades".

Essa semana tivemos o caso da apresentadora brasileira que não quer que se divulgue o mais do que divulgado, ou que se publique o feito em público. Agora temos também R. Barrichello, que não quer mais críticas a sua pessoa no Orkut. Por favor, não falem mais no rapaz, deixem que ele fique onde merece, que caia totalmente no esquecimento, façam um favor ao mesmo, esqueçam dele!

Eu até lembrei dele com essa, já havia até esquecido, fica então mais fácil retornar ao status quo, continuará onde sempre esteve e merece para mim: no limbo. Para ser grande há que se saber conviver com a glória, mas há que se saber conviver com a crítica.

Friday, December 01, 2006

Dia mundial de luta contra a AIDS

Hoje é o dia mundial de luta contra a AIDS, 1º de dezembro, data transformada em Dia Mundial de Luta Contra a Aids por decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

A idéia de escolher um laço vermelho como símbolo foi lembrar a união e o sangue, símbolos da paixão, e da luta contra a doença. Existem outras versões para o símbolo, mas o importante é a lembrança que ele traz da necessidade de continuar a luta contra o mal.

Tuesday, November 21, 2006

Mudei o nome do blog!

Podem me acusar de inconstante, instável, mutante, mas mudei o nome do blog! O que era antes e que agora já era, e que foi para o limbo perdido dos descartes virtuais, já não interessa, o que importa é o escrito novo na porta, e que é agora é "Acarca!"

Mas, afinal, poderá vosmecê perguntar, o que quer dizer "acarca"? Não se apertemo com a pergunta, que no linguajar campeiro, no falar largado do matuto, acarcar é sinônimo de apertar; e não se aperta quem mantém a mente esperta!

Mudei o nome mas não mudo a linha; nem mudo o anzol ou a isca. Continuo escrevendo - pra pescar algum amigo ou amiga leitora, e falar - sobre tudo e sobre nada, que blog pra ser bom não há de ter um tema definido, mas escrever sobre qualquer coisa que faça algum sentido.

Acarca a mão, com vontade no rato, deixa um fato, um comentário para ser mais exato, diga se gostou do novo nome, do novo batizado, esse nome festivo, esse acarca que é um aperta diferente, pois é aperta com vontade e bem contente!

Sunday, October 22, 2006

Ao cabo e ao fim

Ao cabo e ao fim tudo termina; ou deveria. Como ninguém sabe ao certo o que vem depois do fim, se é mesmo o fim do fim ou só um novo começo que vem depois do fim, o bom é levar essa vida como se fosse a última - pelo menos até uma boa prova em contrário. Não me acusem de homem de pouca fé, sou apenas mais um realista.

Promessa de futuro é consolo de pobre: seja lá a pobreza que esteja em julgamento; ou de espírito, ou social e econômica. Como sempre disse meu pai: - "Um dia teremos tudo! Nunca se soube ao certo o que era ou o que compreendia esse "tudo", nem quando viria a acontecer esse dia. Desconfio que nós já tínhamos e ainda não sabíamos.

Funciona mais ou menos como as promessas desse nosso intitulado e sempre aguardado "país do futuro" - que eu insisto em achar que, não que não seja uma promessa verdadeira, mas caso de tempo verbal errôneo, o tempo certo é futuro do pretérito.

Mas, como comecei dizendo, ao cabo e ao fim tudo termina. Por isso vou terminando esse meu comentário sobre cabos e fins antes do fim, para que tenha algum sentido, enfim. Até que enfim!

Saturday, September 23, 2006

Para viver melhor

Quem alguma vez já não se deparou com essas listas contendo recomendações para viver mais e melhor? São bons e úteis conselhos para uma vida longeva e bem vivida. Naturalmente que os autores destas listas partem do princípio de que são listas para dar "mais vida a quem já tem vida".

Explico: para seguir algumas das recomendações preconizadas é necessário ter um bom cacife, ter grana - senão muita grana ao menos o suficiente - para financiar algumas das caras recomendações que essas lista costumam conter.

É claro, algumas são recomendações fáceis de seguir, estão ao alcance e são até dispensáveis para muitos, quer um exemplo: "como pouco". Aconselhar isso para alguns brasileiros é um verdadeiro desaforo. Mas, para a maioria delas não, aliás as recomendações deveriam começar com um "nasça na Dinamarca".

Thursday, May 04, 2006

A nova "Derrama"

Brasil e Portugal são diferentes, mas ambos têm um ramo forte semelhante na formação. Herdamos dos portugueses, colonizadores, uma forte influência. Depois fomos submetidos a uma mistura grande: os escravos africanos, os índios, a colonização européia, algumas gotinhas de holandeses, franceses, alemães, italianos; poloneses, mais a presença asiática com os chineses, japoneses; o oriente com turcos, árabes, judeus.

Difícil dizer hoje o que é o homem brasileiro, principalmente pela nossa maneira de encarar as diferentes raças, sem separá-las, mas proporcionando um entrecruzamento que formou essa mistura que hoje somos. Como gostam de dizer: somos o resultado desse cadinho de culturas.

Fico vendo a mudança que proporcionou a Portugal a sua inclusão no mercado comum europeu, o quanto Portugal está diferente hoje de alguns anos atrás. Estive no país no princípio desse processo, e posso dizer que o país saltou cinquenta anos em cinco. A verdade é que, como todos os povos, o que se precisa é de um choque de gestão e da injeção de recursos, sem os quais não se faz nada.

O Brasil continua procrastinado, na situação de país emergente, tendo em vista a política economica praticada, que, embora digam que é uma escolha do governo, também é fruto das pressões externas. Toda a economia mundial deseja ganhar e ganhar muito. Quando aparece um "trem pagador" do porte do Brasil, quem é que dá uma de bonzinho?

Nos último anos pagamos verdadeiras fortunas a guiza de juros das dívidas interna e externa, enquanto os paises civilizados do mundo pagavam 2 ou 3% ao ano, nós chegamoa a pagar 24%! E eu pergunto, por quê? Taxas de risco, dizem, risco de quê? Se sempre receberam o seu! É o tipo de seguro que se cobra mas quem paga não pode usar a apólice, um seguro de vida que só vale se o segurado não morrer.

Você paga uma taxa imensa, uma taxa que é uma usura pelo risco de não pagar, só que você não pode deixar de pagar, logo, eu pergunto, qual a razão de cobrar essa taxa? Sobrevivemos e estamos vivendo assim, mas o resultado é visível: acabou a classe média no Brasil. Não há mais como arrancar dinheiro de impostos do povo; paga-se 40% sobre o PIB de impostos e recebe-se zero de serviços do governo, a dívida consome mais de 60% dos impostos. Até quando irá essa "derrama"?

Saturday, April 22, 2006

As tags do momento!

Qual seria a tag do momento? Tecnologia, essa é uma que não sai de moda, quem de nós não está interessado em tecnologia? Eu sempre quero saber sobre o último mp3 player, sobre o celular de última geração, o último modelo de móvel e todas as facilidades que oferece. Quais os recursos do último modelo de laptop? Os recursos das redes wireless já cobrem uma grande área da cidade? É possível usar um laptop equipado com uma rede wireless andando de carro pela cidade?

Todas essas são curiosidades de quem está de olho nas últimas novidades. O que tem de novo em usabilidade na web? Os giga emails que agem como disco virtuais já são uma realidade? Quais as novidades da Microsoft para este ano? Como está a versão final e estável no novo Windows Vista?

Eu acho que essas são as tags do momento, as que mais chamam a atenção da comunidade de internautas. Você tem algum outro assunto do momento? Acrescente a discussão nos comentários!

Saturday, April 01, 2006

Para cansados e não cansados!

Cartaz afixado na porta de uma das várias sedes da Igreja Universal:
“SE VOCÊ ESTÁ CANSADO DE PECAR, ENTRE!”
ao qual alguém adicionou logo abaixo:
“SE NÃO ESTIVER… LIGUE-ME!
MATILDE - 993156*** - Serviço Completo.”

Thursday, March 23, 2006

Conselho

Parece brincadeira, mas o fato foi relatado pela moradora de uma casa da zona norte de Porto Alegre que estava sendo invadida na madrugada da última terça-feira. Ao perceber a ação dos arrombadores, uma das vítimas ligou para o 11º Batalhão de Polícia Militar, que fica a quatro quadras do local, e teria ouvido a seguinte resposta:

- Acenda as luzes e comece a gritar porque não temos viatura disponível no momento!

Segundo se soube, nesse caso, o conselho até funcionou, pois os ladrões se assustaram com a movimentação e fugiram sem levar nada. Mas o que se pode dizer diante de uma recomendação destas?

- SOCORRO!

Thursday, March 02, 2006

Coisa incomprensível

Quem já não ouviu falar de algum automóvel modelo "Tipo" que pegou fogo? Carros pegarem fogo é coisa que acontece, afinal, todos têm tanques de combustível e estão sujeitos a este tipo de ocorrência, mas alguma coisa acontece com esse modelo de carro que faz com que a incidência de acidentes com fogo seja desproporcional, seja fora do comum.

Estava lendo o jornal há pouco dando conta de três pessoas morreram queimadas quando um desses veículos caiu no vão entre as duas pontes no vale do Caí. O que é mais terrível, segundo testemunhas presentes no local, é as vítimas chegaram a gritar por socorro dentro do veículo antes de morrerem carbonizadas pela explosão e o conseqüênte incêndio que se seguiu no veículo.

Eu não sou especialista no assunto, mas julgo que, pelo número de casos precedentes, já era para, na impossibilidade de sanar-se definitavamente o problema, retirar-se esse veículo de circulação - segundo eu sei esse modelo não é mais fabricado, trata-se de um modelo que foi importado há alguns anos. Não há como deixar as pessoas andarem em verdadeiras bombas ambulantes, onde o risco de explosão é muito superior ao da média dos outros carros.

Saturday, February 18, 2006

Mutismo

Meu computador ficou mudo, completamente mudo, sem nenhum som. A bem da verdade, ainda subsistem aqueles pequenos bips que o sistema operacional emite quando está inicializando o sistema, eles soam como se foram grunhidos desesperados de alguém pedindo por socorro. Afora isso, silêncio, mutismo total. Como não nos comunicamos com uma linguagem formal, falada, mas através desse teclado onde escrevo essa mensagem que agora você lê, é está certo! Essa bobagem mesmo e, eventualmente de algumas "clicadas" no mouse, não há prejuízos para o funcionamento do sistema. Nossa linguagem de sinais é suficiente para uma troca de informações e de comandos entre o servo (eu) e o mestre (computador).

O que acabou nessa crise de mutismo foi o meu lazer, já que essas peças hoje em dias são muito mais do que computadores, são CME's - Centros Multimídias de Entretenimento - bonita esse expressão, heim?, é minha! -, nele tenho música (?), filmes (?), imagens, etc. Como podem ver, só sobraram as imagens e alguns etecéteras. Claro, sempre é possível ver um filme dos tempos do cinema mudo sem a música que os acompanhavam - o que também faz com que percam tudo o que havia de divertido, pois qual a graça de assistir a um filme mudo sem a frenética música que era tocada na pianola?

Acho bom eu ficar satisfeito com o PC do jeito que está, como dizem os nossos gaudérios, "não tem sotaque mas ainda tem semblante" e, se eu bobear, ele pode resolver cortar o semblante também, e aí a coisa vai fica preta - literalmente, só restará um monitor preto, um computador mudo, em suma, nada.

Friday, February 17, 2006

MAPC - Muito antes pelo contrário!

MAPC - Muito antes pelo contrário! Eu acho que sim, você acha que não, eles acham que mapc, nem sim, nem não.

Sunday, February 12, 2006

Muito Antes Pelo Contrário

Não que eu queira me opôr, muito antes pelo contrário... Sem querer interferir no desejo de você, muito antes pelo contrário... Sem querer dar uma opinião no assunto, muito antes pelo contrário... Isso é um assunto que não me diz respeito, por isso não vou interferir, muito antes pelo contrário...

E de "muito antes pelo contrário" em "muito antes pelo contrário" o cara vai metendo o seu bedelho em tudo o que é assunto que não lhe diz respeito. Assim é esse blog, um blog abelhudo. Mas como? Ser abelhudo é algo considerado feio! Eu diria, "muito antes pelo contrário", é necessário dar a sua opinião em tudo, participar, o contrário disso é se omitir.

Assim é a vida duas atitudes, com dois pesos distinto, não participar, e correr o risco de ser condenado por omissão, ou dar a a sua opinião, participar, e ser condenado por ser abelhudo, metido, qual a solução?