Hoje é o dia mundial de luta contra a AIDS, 1º de dezembro, data transformada em Dia Mundial de Luta Contra a Aids por decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.A idéia de escolher um laço vermelho como símbolo foi lembrar a união e o sangue, símbolos da paixão, e da luta contra a doença. Existem outras versões para o símbolo, mas o importante é a lembrança que ele traz da necessidade de continuar a luta contra o mal.