Wednesday, November 12, 2008

Superstição e Memória

Eu quisera ter sido um cara supersticioso. Acho que as superstições são charmosas, elegantes, e revelam um lado legal da nossa humanidade. Sim, só os racionais poderiam viver e praticar um hábito tão irracional como a superstição. A superstição é um defeito impensável numa máquina, por exemplo.

No entanto, um defeito me impede de ser supersticioso: a memória. Não há como conciliar as duas coisas, não existem supersticiosos desmemoriados. A superstição exige que o supersticioso a todo instante se lembre de que é um supersticioso e aja como tal. Eu esqueço de ser supersticioso e, por isso, não consigo agir como um supersticioso, ser um supersticioso.

Os supersticiosos, por exemplo, recomendam que sempre levantemos da cama com o pé direito primeiro. Dizem que isso garante um dia sem problemas. Eu só lembro disso quando já estou sentado no vaso do banheiro. Aí já é tarde, não consigo lembrar com qual dos pés levantei primeiro da cama. Entendem o que eu digo? E agora? Como será o meu dia?

Dizem que quem passa por debaixo do arco-irís vira gay, então no meu caso, eu continuo hetéro por puro acidente, acho que nunca devo ter passado por deibaixo de um. E existem outras superstições bem legais, um monte delas, é pena que eu não consiga lembrar de mais nenhuma. 

Como eu disse: um desmemoriado não pode ser supersticioso.


No comments: