Wednesday, December 03, 2008

Escrever

O assunto é recorrente para mim, tanto quanto o hábito de sempre estar escrevendo alguma coisa: qual a motivação para fazê-lo? Sempre intui respostas para esse meu hábito estudando a minha personalidade. Escrever é uma forma de manifestar a minha contrariedade diante do mundo, houvesse um acodamento e eu não o faria.

Sou, assim, em essência, um reacionário, um inconformado com o que todos chamam de "estado das coisas". Talvez, pela proposição daquilo que seria sabedoria eu seja um estulto, a considerar-se que a sabedoria recomendaria que eu aceitasse pacíficamente "aquilo que não pode ser mudado" no mundo. 

Estulto ou não é assim que eu sou. Sou daqueles que não se cansa de atirar pedras nos tanques de guerra, mesmo sabendo que a minha ação é ineficaz e inútil. Mais do que isso, sei que atiro minhas pedras na escuridão, no anonimato, não do anonimato covarde daquele que atira e esconde a mão, mas daquele que o faz sem precisar de platéia.

Não preciso da aprovação de ninguém para os meus escritos, ou para as minhas idéias. porque julgo que elas possuem a honestidade intelectual necessária a qualquer proposta, ou seja, sou o primeiro a crer na verdade contida nelas, o fruto dos meus estudos. Isso não quer dizer que eu não esteja sujeito à crítica e ao erro, sou humano e falível. 

Sou, mais do que tudo, um sonhador que acredita que é possível viver num mundo melhor.

Wednesday, November 12, 2008

Superstição e Memória

Eu quisera ter sido um cara supersticioso. Acho que as superstições são charmosas, elegantes, e revelam um lado legal da nossa humanidade. Sim, só os racionais poderiam viver e praticar um hábito tão irracional como a superstição. A superstição é um defeito impensável numa máquina, por exemplo.

No entanto, um defeito me impede de ser supersticioso: a memória. Não há como conciliar as duas coisas, não existem supersticiosos desmemoriados. A superstição exige que o supersticioso a todo instante se lembre de que é um supersticioso e aja como tal. Eu esqueço de ser supersticioso e, por isso, não consigo agir como um supersticioso, ser um supersticioso.

Os supersticiosos, por exemplo, recomendam que sempre levantemos da cama com o pé direito primeiro. Dizem que isso garante um dia sem problemas. Eu só lembro disso quando já estou sentado no vaso do banheiro. Aí já é tarde, não consigo lembrar com qual dos pés levantei primeiro da cama. Entendem o que eu digo? E agora? Como será o meu dia?

Dizem que quem passa por debaixo do arco-irís vira gay, então no meu caso, eu continuo hetéro por puro acidente, acho que nunca devo ter passado por deibaixo de um. E existem outras superstições bem legais, um monte delas, é pena que eu não consiga lembrar de mais nenhuma. 

Como eu disse: um desmemoriado não pode ser supersticioso.


Thursday, October 09, 2008

Questão de respeito

Agora virou moda desapropriar e expulsar empresas brasileiras na América do Sul. A repetição do caso ocorrido na Bolívia - quando o governo do índio cocalero Ivo Morales invadiu e desapropriou a nossa Petrobrás -, agora é a vez do governo "democrático" de Rafael Correa que resolveu expulsar a construtora Oldebrecht e ameaça fazer o mesmo com a Petrobrás.

É mais uma mostra do sucesso do governo Lula - que, dizem, é o melhor presidente que este país já teve! -, agora na área das relações diplomáticas com nossos vizinhos sulamericanos. Como dizia meu sábio avô: "Quem se abaixa muito termina mostrando a bunda".

Saturday, May 31, 2008

Aonde está o rock?

Resultado do 6º Prêmio Tim de Música Brasileira:
CATEGORIA VOTO POPULAR
Melhor cantor: Vitor Ramil
Melhor cantora: Ivete Sangalo

CATEGORIA POP/ROCK
Melhor grupo: Nação Zumbi – “Fome de tudo”
Melhor cantor: Jorge Benjor – “Recuerdos de Asunción 443”
Melhor cantora: Vanessa da Mata – “Sim”
Melhor disco: “Ao vivo no estúdio” – Arnaldo Antunes

CATEGORIA MPB
Melhor grupo: Boca Livre – “Boca Livre ao Vivo”
Melhor disco: Emílio Santiago - “De um jeito diferente”
Melhor cantor: Emílio Santiago - “De um jeito diferente”
Melhor cantora: Nana Caymmi – “Quem inventou o amor”
CATEGORIA POPULAR
Melhor dupla: Sandy & Júnior – “Acústico MTV”
Melhor disco: Fafá de Belém – “Ao vivo”
Melhor grupo: Orquestra Popular Céu na Terra – “Bonde folia”
Melhor cantor: Martinho da Vila – “Do Brasil e do mundo”
Melhor cantora: Fafá de Belém – “Ao vivo”

CATEGORIA REGIONAL
Melhor cantor: Rodrigo Maranhão – “Bordado”
Melhor cantora: Ivete Sangalo – “Ao vivo no Maracanã”
Melhor disco: “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar” – Siba
Melhor dupla: César Oliveira e Rogério Melo – “O campo”
Melhor grupo: Meninas de Sinhá (Ta caindo Fulo)

CATEGORIA SAMBA
Melhor disco: Paulinho da Viola – “Acústico MTV”
Melhor grupo: Fundo de Quintal – “O quintal do samba”
Melhor cantor: Paulinho da Viola – “Acústico MTV”
Melhor cantora: Alcione – “De tudo que eu gosto”

CATEGORIA ESPECIAL
Melhor DVD: Maria Bethânia – “Pedrinha de Aruanda” (Andrucha Waddington) e “Bethânia bem de perto” (Julio Bressane e Eduardo Escorel)
Melhor disco eletrônico: “Social” - Marcelinho da Lua
Melhor disco de língua estrangeira: “Fake standards” – Rodrigo Rodrigues
Melhor disco erudito: “Beethoven – Abertura a consagração da casa sinfonia n6” – OESP Melhor disco infantil: “Por quê?” – Rita Rameh e Luiz Waack
Melhor projeto especial: “100 anos de frevo” (vários artistas)
CATEGORIA REVELAÇÃO
Rodrigo Maranhão
CATEGORIA FULL TRACK (downloads)
Vítor e Leo – “Amigo apaixonado”
CATEGORIA INSTRUMENTAL
Melhor disco: Yamandú Costa e Dominguinhos - “Yamandú + Dominguinhos”
Melhor solista: Baden Powell – “Baden plays Vinicius”
Melhor grupo: Zimbo Trio – “Ao vivo”

CATEGORIA ARRANJADOR
Melhor arranjador: Cristóvão Bastos (“Acústico MTV” – Paulinho da Viola)

CATEGORIA CANÇÃO
Melhor canção: “Vai dizer ao vento” – Paulinho da Viola

CATEGORIA PROJETO VISUAL
Melhor artista: Siba e a Fuloresta – “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar” – Luciana Facchini e os gêmeos.

PS.: Tudo ótimo! Parabéns aos vencedores. Mas só uma perguntinha: aonde está o rock?

Thursday, January 31, 2008