Sunday, October 22, 2006

Ao cabo e ao fim

Ao cabo e ao fim tudo termina; ou deveria. Como ninguém sabe ao certo o que vem depois do fim, se é mesmo o fim do fim ou só um novo começo que vem depois do fim, o bom é levar essa vida como se fosse a última - pelo menos até uma boa prova em contrário. Não me acusem de homem de pouca fé, sou apenas mais um realista.

Promessa de futuro é consolo de pobre: seja lá a pobreza que esteja em julgamento; ou de espírito, ou social e econômica. Como sempre disse meu pai: - "Um dia teremos tudo! Nunca se soube ao certo o que era ou o que compreendia esse "tudo", nem quando viria a acontecer esse dia. Desconfio que nós já tínhamos e ainda não sabíamos.

Funciona mais ou menos como as promessas desse nosso intitulado e sempre aguardado "país do futuro" - que eu insisto em achar que, não que não seja uma promessa verdadeira, mas caso de tempo verbal errôneo, o tempo certo é futuro do pretérito.

Mas, como comecei dizendo, ao cabo e ao fim tudo termina. Por isso vou terminando esse meu comentário sobre cabos e fins antes do fim, para que tenha algum sentido, enfim. Até que enfim!

No comments: