Tuesday, November 21, 2006

Mudei o nome do blog!

Podem me acusar de inconstante, instável, mutante, mas mudei o nome do blog! O que era antes e que agora já era, e que foi para o limbo perdido dos descartes virtuais, já não interessa, o que importa é o escrito novo na porta, e que é agora é "Acarca!"

Mas, afinal, poderá vosmecê perguntar, o que quer dizer "acarca"? Não se apertemo com a pergunta, que no linguajar campeiro, no falar largado do matuto, acarcar é sinônimo de apertar; e não se aperta quem mantém a mente esperta!

Mudei o nome mas não mudo a linha; nem mudo o anzol ou a isca. Continuo escrevendo - pra pescar algum amigo ou amiga leitora, e falar - sobre tudo e sobre nada, que blog pra ser bom não há de ter um tema definido, mas escrever sobre qualquer coisa que faça algum sentido.

Acarca a mão, com vontade no rato, deixa um fato, um comentário para ser mais exato, diga se gostou do novo nome, do novo batizado, esse nome festivo, esse acarca que é um aperta diferente, pois é aperta com vontade e bem contente!

Sunday, October 22, 2006

Ao cabo e ao fim

Ao cabo e ao fim tudo termina; ou deveria. Como ninguém sabe ao certo o que vem depois do fim, se é mesmo o fim do fim ou só um novo começo que vem depois do fim, o bom é levar essa vida como se fosse a última - pelo menos até uma boa prova em contrário. Não me acusem de homem de pouca fé, sou apenas mais um realista.

Promessa de futuro é consolo de pobre: seja lá a pobreza que esteja em julgamento; ou de espírito, ou social e econômica. Como sempre disse meu pai: - "Um dia teremos tudo! Nunca se soube ao certo o que era ou o que compreendia esse "tudo", nem quando viria a acontecer esse dia. Desconfio que nós já tínhamos e ainda não sabíamos.

Funciona mais ou menos como as promessas desse nosso intitulado e sempre aguardado "país do futuro" - que eu insisto em achar que, não que não seja uma promessa verdadeira, mas caso de tempo verbal errôneo, o tempo certo é futuro do pretérito.

Mas, como comecei dizendo, ao cabo e ao fim tudo termina. Por isso vou terminando esse meu comentário sobre cabos e fins antes do fim, para que tenha algum sentido, enfim. Até que enfim!

Saturday, September 23, 2006

Para viver melhor

Quem alguma vez já não se deparou com essas listas contendo recomendações para viver mais e melhor? São bons e úteis conselhos para uma vida longeva e bem vivida. Naturalmente que os autores destas listas partem do princípio de que são listas para dar "mais vida a quem já tem vida".

Explico: para seguir algumas das recomendações preconizadas é necessário ter um bom cacife, ter grana - senão muita grana ao menos o suficiente - para financiar algumas das caras recomendações que essas lista costumam conter.

É claro, algumas são recomendações fáceis de seguir, estão ao alcance e são até dispensáveis para muitos, quer um exemplo: "como pouco". Aconselhar isso para alguns brasileiros é um verdadeiro desaforo. Mas, para a maioria delas não, aliás as recomendações deveriam começar com um "nasça na Dinamarca".

Thursday, May 04, 2006

A nova "Derrama"

Brasil e Portugal são diferentes, mas ambos têm um ramo forte semelhante na formação. Herdamos dos portugueses, colonizadores, uma forte influência. Depois fomos submetidos a uma mistura grande: os escravos africanos, os índios, a colonização européia, algumas gotinhas de holandeses, franceses, alemães, italianos; poloneses, mais a presença asiática com os chineses, japoneses; o oriente com turcos, árabes, judeus.

Difícil dizer hoje o que é o homem brasileiro, principalmente pela nossa maneira de encarar as diferentes raças, sem separá-las, mas proporcionando um entrecruzamento que formou essa mistura que hoje somos. Como gostam de dizer: somos o resultado desse cadinho de culturas.

Fico vendo a mudança que proporcionou a Portugal a sua inclusão no mercado comum europeu, o quanto Portugal está diferente hoje de alguns anos atrás. Estive no país no princípio desse processo, e posso dizer que o país saltou cinquenta anos em cinco. A verdade é que, como todos os povos, o que se precisa é de um choque de gestão e da injeção de recursos, sem os quais não se faz nada.

O Brasil continua procrastinado, na situação de país emergente, tendo em vista a política economica praticada, que, embora digam que é uma escolha do governo, também é fruto das pressões externas. Toda a economia mundial deseja ganhar e ganhar muito. Quando aparece um "trem pagador" do porte do Brasil, quem é que dá uma de bonzinho?

Nos último anos pagamos verdadeiras fortunas a guiza de juros das dívidas interna e externa, enquanto os paises civilizados do mundo pagavam 2 ou 3% ao ano, nós chegamoa a pagar 24%! E eu pergunto, por quê? Taxas de risco, dizem, risco de quê? Se sempre receberam o seu! É o tipo de seguro que se cobra mas quem paga não pode usar a apólice, um seguro de vida que só vale se o segurado não morrer.

Você paga uma taxa imensa, uma taxa que é uma usura pelo risco de não pagar, só que você não pode deixar de pagar, logo, eu pergunto, qual a razão de cobrar essa taxa? Sobrevivemos e estamos vivendo assim, mas o resultado é visível: acabou a classe média no Brasil. Não há mais como arrancar dinheiro de impostos do povo; paga-se 40% sobre o PIB de impostos e recebe-se zero de serviços do governo, a dívida consome mais de 60% dos impostos. Até quando irá essa "derrama"?

Saturday, April 22, 2006

As tags do momento!

Qual seria a tag do momento? Tecnologia, essa é uma que não sai de moda, quem de nós não está interessado em tecnologia? Eu sempre quero saber sobre o último mp3 player, sobre o celular de última geração, o último modelo de móvel e todas as facilidades que oferece. Quais os recursos do último modelo de laptop? Os recursos das redes wireless já cobrem uma grande área da cidade? É possível usar um laptop equipado com uma rede wireless andando de carro pela cidade?

Todas essas são curiosidades de quem está de olho nas últimas novidades. O que tem de novo em usabilidade na web? Os giga emails que agem como disco virtuais já são uma realidade? Quais as novidades da Microsoft para este ano? Como está a versão final e estável no novo Windows Vista?

Eu acho que essas são as tags do momento, as que mais chamam a atenção da comunidade de internautas. Você tem algum outro assunto do momento? Acrescente a discussão nos comentários!

Saturday, April 01, 2006

Para cansados e não cansados!

Cartaz afixado na porta de uma das várias sedes da Igreja Universal:
“SE VOCÊ ESTÁ CANSADO DE PECAR, ENTRE!”
ao qual alguém adicionou logo abaixo:
“SE NÃO ESTIVER… LIGUE-ME!
MATILDE - 993156*** - Serviço Completo.”

Thursday, March 23, 2006

Conselho

Parece brincadeira, mas o fato foi relatado pela moradora de uma casa da zona norte de Porto Alegre que estava sendo invadida na madrugada da última terça-feira. Ao perceber a ação dos arrombadores, uma das vítimas ligou para o 11º Batalhão de Polícia Militar, que fica a quatro quadras do local, e teria ouvido a seguinte resposta:

- Acenda as luzes e comece a gritar porque não temos viatura disponível no momento!

Segundo se soube, nesse caso, o conselho até funcionou, pois os ladrões se assustaram com a movimentação e fugiram sem levar nada. Mas o que se pode dizer diante de uma recomendação destas?

- SOCORRO!

Thursday, March 02, 2006

Coisa incomprensível

Quem já não ouviu falar de algum automóvel modelo "Tipo" que pegou fogo? Carros pegarem fogo é coisa que acontece, afinal, todos têm tanques de combustível e estão sujeitos a este tipo de ocorrência, mas alguma coisa acontece com esse modelo de carro que faz com que a incidência de acidentes com fogo seja desproporcional, seja fora do comum.

Estava lendo o jornal há pouco dando conta de três pessoas morreram queimadas quando um desses veículos caiu no vão entre as duas pontes no vale do Caí. O que é mais terrível, segundo testemunhas presentes no local, é as vítimas chegaram a gritar por socorro dentro do veículo antes de morrerem carbonizadas pela explosão e o conseqüênte incêndio que se seguiu no veículo.

Eu não sou especialista no assunto, mas julgo que, pelo número de casos precedentes, já era para, na impossibilidade de sanar-se definitavamente o problema, retirar-se esse veículo de circulação - segundo eu sei esse modelo não é mais fabricado, trata-se de um modelo que foi importado há alguns anos. Não há como deixar as pessoas andarem em verdadeiras bombas ambulantes, onde o risco de explosão é muito superior ao da média dos outros carros.

Saturday, February 18, 2006

Mutismo

Meu computador ficou mudo, completamente mudo, sem nenhum som. A bem da verdade, ainda subsistem aqueles pequenos bips que o sistema operacional emite quando está inicializando o sistema, eles soam como se foram grunhidos desesperados de alguém pedindo por socorro. Afora isso, silêncio, mutismo total. Como não nos comunicamos com uma linguagem formal, falada, mas através desse teclado onde escrevo essa mensagem que agora você lê, é está certo! Essa bobagem mesmo e, eventualmente de algumas "clicadas" no mouse, não há prejuízos para o funcionamento do sistema. Nossa linguagem de sinais é suficiente para uma troca de informações e de comandos entre o servo (eu) e o mestre (computador).

O que acabou nessa crise de mutismo foi o meu lazer, já que essas peças hoje em dias são muito mais do que computadores, são CME's - Centros Multimídias de Entretenimento - bonita esse expressão, heim?, é minha! -, nele tenho música (?), filmes (?), imagens, etc. Como podem ver, só sobraram as imagens e alguns etecéteras. Claro, sempre é possível ver um filme dos tempos do cinema mudo sem a música que os acompanhavam - o que também faz com que percam tudo o que havia de divertido, pois qual a graça de assistir a um filme mudo sem a frenética música que era tocada na pianola?

Acho bom eu ficar satisfeito com o PC do jeito que está, como dizem os nossos gaudérios, "não tem sotaque mas ainda tem semblante" e, se eu bobear, ele pode resolver cortar o semblante também, e aí a coisa vai fica preta - literalmente, só restará um monitor preto, um computador mudo, em suma, nada.

Friday, February 17, 2006

MAPC - Muito antes pelo contrário!

MAPC - Muito antes pelo contrário! Eu acho que sim, você acha que não, eles acham que mapc, nem sim, nem não.

Sunday, February 12, 2006

Muito Antes Pelo Contrário

Não que eu queira me opôr, muito antes pelo contrário... Sem querer interferir no desejo de você, muito antes pelo contrário... Sem querer dar uma opinião no assunto, muito antes pelo contrário... Isso é um assunto que não me diz respeito, por isso não vou interferir, muito antes pelo contrário...

E de "muito antes pelo contrário" em "muito antes pelo contrário" o cara vai metendo o seu bedelho em tudo o que é assunto que não lhe diz respeito. Assim é esse blog, um blog abelhudo. Mas como? Ser abelhudo é algo considerado feio! Eu diria, "muito antes pelo contrário", é necessário dar a sua opinião em tudo, participar, o contrário disso é se omitir.

Assim é a vida duas atitudes, com dois pesos distinto, não participar, e correr o risco de ser condenado por omissão, ou dar a a sua opinião, participar, e ser condenado por ser abelhudo, metido, qual a solução?